Buscar
  • Grazielle e Rúben

Solar dos Mellos - Museu de Macaé


A edificação em forma de chalé, é datada de 1891, com seu estilo arquitetônico eclético, possui porão alto, que servia como receptáculo para armazenar vinhos.

O chalé foi construído pelo mestre arquiteto Manuel Ribeiro Capellão.

Teve como seu primeiro dono o capitalista português Bento Affonso da Silva e em 1911, foi adquirido pelo jornalista, ativista político e comerciante Cézar de José de Souza Mello, filho do fundador do jornal O Século, que foi importante veículo de comunicação em macaé no século XIX.

A partir de então o solar passou a ter intensa movimentação cultural e seu dono recebia ali diversa personalidades notáveis e intelectuais.


Em 1999 o prédio foi desapropriado, com a proposta de se tornar um centro cultural e em 2003, começaram as obras de restauração.

Hoje o Solar dos Mellos é oficialmente o Museu da Cidade de Macaé, dispondo de espaço para pesquisas e atividades científicas, duas salas de exposições temporárias e uma com exposição permanente.

Seu acervo conta é composto por peças do século XIX e uma bibliografia imprescindível para pesquisas sobre a história do município.

Há ainda um auditório que leva o nome do notável Washington Luiz, macaense que foi presidente do Brasil e um Centro de Memória que foi batizado com o nome do maior memorialista macaense, premiado diversas vezes pelos seus feitos intelectuais, Antonio Alvarez Parada.

Possui também uma ampla e agradável área externa onde são promovidos diversos eventos culturais.


Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira - de 8 as 17h

Visitação gratuita.

Contatos: 22 2759-5049


18 visualizações

©2019 por Almanaque Macaé Turismo. Orgulhosamente criado com Wix.com