Buscar
  • Grazielle e Rúben

Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores

Atualizado: 14 de Ago de 2019


A partir de desentendimentos internos na Sociedade Musical Nova Aurora, referentes à escravidão, seus membros que eram abolicionistas, decidiram fundar uma nova banda focada na ideologia antiescravagista.

Sendo assim, esses membros renunciaram à sua banda original e instituíram a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores na noite de natal de 1882, com a finalidade  de fortalecer a  luta pela abolição dos escravos. 

Logo foram interrogados por D. Pedro I, do porquê estavam usando a palavra "conspiradores" em seu nome, suspeitando que fosse contra o império, logo a sociedade musical se justificou que, o nome conspiradores era ferente à rivalidade musical entre a nova banda e sua antecessora. 

A justificativa foi bem aceita pelo imperador, que subsidiou financeiramente a construção de sua sede.

A Lyra foi a primeira associação musical que permitia que seus membro não fossem distintos por raça ou cor. 

Na sede da Associação havia uma estrutura que era preparada para dar suporte a causa, composta por algumas salas que serviam  para ensaios e reuniões, um sótão onde se escondia escravos foragidos e a Capela de Nossa Senhora da Penha, onde havia um túnel que dava fuga aos escravos.

Eram realizadas reuniões do movimento abolicionista, a sociedade musical também comprava escravos e dava a liberdade a essas pessoas, além de lhes ensinar o ofício da música.

A banda teve seu primeiro ensaio em 19 de fevereiro de 1883 e se instalou em sua sede, que até hoje é a mesma, em 1887. 

Ganhou o concurso nacional de bandas em 1977, porém com o passar do tempo foi enfraquecendo por falta de apoio e políticas públicas, a certeza que se tem é que muitas pessoas aprenderam o ofício no passado, sendo a Lyra dos Conspiradores, uma das principais referências musicais do município.

Hoje a Lyra, funciona com aulas de música e recebe visitações.

Endereço: Rua do Sacramento, 63 - Centro - Macaé

0 visualização

©2019 por Almanaque Macaé Turismo. Orgulhosamente criado com Wix.com