Buscar
  • Grazielle e Rúben

Série Desvendando Macaé: Mercado de Peixes de Macaé - Cais do Mercado - Praça Benedicto Lacerda

Artigo publicado no jornal "O Diário da Costa Do Sol" de 30/03/2020

https://cliquediario.com.br/artigos/serie-desvendando-macae-mercado-municipal-de-peixes-de-macae-cais-do-mercado-praca-benedicto-lacerda











Caros Leitores, hoje nosso texto tratará de um lugar que também é patrimônio macaense e que possui uma linda vista. É um lugar centenário, tradicional e muito visitados pelos macaenses nos dias atuais.

O Mercado Municipal de Macaé, foi inaugurado no ano de 1914, pelo primeiro prefeito do município, Moreira Netto, que convidou o, então, presidente do Estado e sua comitiva para contemplarem tal feito.

No dia 15 de dezembro de 1914, além do Mercado Municipal, outros importantes lugares tiveram inauguração também, como o Jardim, o Coreto e o Rinque de Patinação na, Praça Dona Isabel – hoje Praça Veríssimo de Mello -, assim como a Avenida Presidente Sodré e todas as inaugurações contaram com a presença dos ilustres.

Quando o Mercado Municipal foi inaugurado, tinha a finalidade de comercializar a enorme oferta de produtos agrícolas produzidas no município, que até então contava com Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus, dentro do seu território, considerando que até hoje esses municípios consolidam uma produção agropecuária e industrial relevante.

No entanto, quando o Mercado Municipal foi inaugurado, comercializava diversos produtos agrícolas e também era composto pelo comercio de pescados que, naquele momento, não era o produto principal do estabelecimento.

Em 1970, com a remodelação do prédio do mercado, realizada pelo prefeito Claudio Moacyr, passou oficialmente, a se chamar-se Mercado Municipal de Peixes de Macaé.

Em 2014, no ano de seu centenário, passou por mais uma remodelação, constituindo o que conhecemos hoje como Mercado de Peixes de Macaé.

O Cais do Mercado ali instalado, é um dos portos mais tradicionais e antigos da cidade. Hoje recebe o desembarque de cargueiros de pesca, como sua principal função.

A Praça Benedicto Lacerda - localizada ao lado do mercado e do Cais do Mercado -, foi feita a pedido do então vereador José Calil Filho, logo após a morte de Benedicto Lacerda em março de 1958, sendo inaugurada nesse mesmo ano.

Anteriormente a esse feito, a praça possuía dois canhões e era popularmente conhecida como a Praça dos canhões.

Na década de 90, quando a Rua da Praia foi remodelada, a Praça que já se chamava Benedicto Lacerda, também passou por reforma e os canhões foram enviados para o Forte marechal Hermes.

Recentemente passou por uma reforma e conta com um parquinho e a grande dica é sentar nos banquinhos da praça e prestigiar as belezas que o lugar oferece




Grazielle Heguedusch – Turismóloga com Pós graduação em História e Cultura no Brasil. Criadora do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Autora do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. Pesquisadora do OMM Observatório da Memória Macaense.

Rúben Pereira – Musico, Poeta e Memorialista. Criador do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Gerencia o OMM Observatório da Memória Macaense. Co-autor do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé

1 visualização

©2019 por Almanaque Macaé Turismo. Orgulhosamente criado com Wix.com