©2019 por Almanaque Macaé Turismo. Orgulhosamente criado com Wix.com

Buscar
  • Grazielle e Rúben

Série Desvendando Macaé: Grande Hotel Balneário de Imbetiba - Desde 1889

Publicado no jornal O Diário da Costa do Sol, em 13/01/2020

https://cliquediario.com.br/artigos/serie-desvendando-macae-grande-hotel-balneario-de-imbetiba-desde-1889


(Foto: Kilha Movies - 2019)

Continuamos hoje com a série sobre o Turismo em Macaé. Apresentaremos a história do Grande Hotel Balneário de Imbetiba, o primeiro hotel construído, especialmente, com finalidade turística, em Macaé. Uma prova de que o turismo sempre esteve presente em nosso município e não começou de uns anos para cá como alguns insistem em falar.

O hotel mais antigo, ainda em pé, em Macaé, foi construído em 1889.

O Grande Hotel Balneário de Imbetiba, teve sua ata de inauguração em 9 de junho de 1889, após um ano de negociação com a Câmara de Vereadores (que nessa época representava o executivo e o legislativo, considerando que não havia ainda a prefeitura da cidade). Antonio José Domingues de Oliveira, obteve concessão de 40 anos para gerir o hotel em área aforada da marinha.

(Foto: Acervo Antonio Alvarez Parada)

Percebe-se nesse contexto que, se houve a necessidade de construir um hotel vanguardista com 30 quartos, latrinas e água corrente, restaurante panorâmico e diversos salões, é porque já havia demanda turística em Macaé desde o século XIX.

Fim da Concessão – 1929

(Foto: Acervo Memória Macaense)

Com o fim da concessão à Antonio José Domingues de Oliveira, no ano de 1929, o Grande Hotel Balneário de Imbetiba, passou a pertencer ao Dr. Alberto Frederico de Moraes Lamego, um dos maiores historiadores fluminenses de todos os tempos.

A chegada do SESC – 1958

O Grande Hotel Balneário de Imbetiba, passou, na década de 1950, a ser utilizado como Colônia de Férias, sendo seus proprietários, alguns concessionários que o tinham adquirido.


(Foto: Acervo Antonio Alvarez Parada)

Somente no ano de 1958 passou por uma reforma e se tornou, oficialmente, Colônia de Férias do Sesc, inaugurado em 11 de junho desse ano, as 15 h, na presença de uma multidão.

Ressalta-se que em 1958, já era o segundo maior hotel em número de leitos e capacidade de receber hóspedes, no estado do Rio de Janeiro.


(Foto: Acervo Antonio Alvarez Parada)

Em 1958, através da intervenção do então deputado macaense, Carlos Quintela, com suas requisições de que o governo investisse em Macaé, chega em Macaé o Sesc.

Na época, o deputado considerava que sua maior vitória em investimentos, teria sido a remodelação do Hotel Imbetiba, que passou a se destacar, como Colônia de Férias do SESC, atraindo grande número de turistas para a cidade.

Mesmo depois de 68 anos, esse hotel construído no século anterior, ainda era uma referência em hospitalidade e integração com a natureza, além de possuir vasta área de lazer.

Um lindo cartão Postal!

(Foto: Acervo Antonio Alvarez Parada)

Nessa imagem da capa da Revista Vida Fluminense de 1958, podemos ver a paisagem primitiva, muito antes de a Petrobrás vir a se instalar no Porto de Imbetiba. Entre o final da década de 80 e início de 90, o SESC fecha a unidade de Imbetiba, que fica durante anos fechada e sem funcionamento. Ao final da década de 90, um empresário macaense, aluga, abre ali um bar, mas não perdura muito. Após alguns anos, a Petrobras aluga o imóvel, utilizando-o em suas logísticas.

Até que, com a devolução do imóvel pela Petrobras, o hotel que é de propriedade de empresários do Rio de Janeiro, fecha definitivamente e hoje, se encontra em situação de abandono.


Grazielle Heguedusch – Turismóloga com Pós graduação em História e Cultura no Brasil. Criadora do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Autora do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. Pesquisadora do OMM Observatório da Memória Macaense. www.almanaquemacaetur.com.br

Rúben Pereira – Musico, Poeta e Memorialista. Criador do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Gerencia o OMM Observatório da Memória Macaense.  Co-autor do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. www.almanaquemacaetur.com.br

1 visualização